Translate

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Trabalho em Photo Story


Este trabalho foi realizado em sala de aula, através de um programa da Microsoft, o Photo Story 3, que permite a partir de um conjunto de imagens fazer um vídeo, adicionando som (música ou narração por voz) e movimento (efeitos). Em educação é um ótimo recurso, pois podemos produzir vídeos de conteúdos educativos, vídeos demonstrando as várias fases de um trabalho de projeto, etc. As potencialidades do Photo Story são imensas, agora é só usar a imaginação, recorrendo a imagens e sons que melhor se adequam àquilo que pretende apresentar.

Deixo um link para fazer o download do Photo Story 3, lembrando que para isto basta ter uma versão genuína do Windows (http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-photo-story.htm).
P.s.: Divirtam-se :) 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mensagem de encerramento do Blog

Kelly Mesquita - PG18869
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação de adultos
Ano letivo 2011-2012
UC: Educação a distância
Docente: Doutora Maria João Gomes

Este blog foi solicitado como requisito de avaliação final, e encerra hoje (05/07/12), com a certeza de que adquiri novos conhecimentos, sobre educação a distância e as potencialidades de um blog.

Por fim, Obrigada professora! pela contribuição que deixou através de seus ensinamentos.
Quanto às 9 meninas, foi um prazer ter compartilhado essa experiência com vocês.

O que seria um Blog?



A construção deste "blogfólio" permitiu-me revisar os conteúdos da unidade curricular, conhecer e desenvolver as funcionalidades técnicas de um blog, e ainda a desenferrujar algumas das minhas competências básicas de informática. E para quem pretende construir um blog, deixo aqui o site sugerido pela nossa professora Maria João,segundo a mesma é o mais escolhido devido a sua fiabilidade (www.blogger.com).

Uma breve reflexão sobre educação a distância

É facto que a nossa sociedade depende cada vez mais dos meios de informação e comunicação, e as tecnologias associadas à essa realidade têm contribuído e auxiliado o ser humano nas tarefas do dia-a-dia, por vezes, até nas tarefas mais simples. No caso da educação a distância, a evolução da tecnologia trouxe consigo novas formas de concretizar essa modalidade de ensino, e a transmissão de saberes, através de meios não-presenciais, ganhou espaço e afirmação. Evoluiu a tecnologia, mas será que isto refletiu de forma significativa nos processos de aprendizagens a distância?. Julgo que ainda há muito o que fazer no campo da educação a distância, é necessário abrir mais espaços para discutir e analisar os contextos, responder às questões mais pertinentes quanto a metodologia, recursos técnicos, resultados de aprendizagens, vantagens e desvantagens não de um ponto de vista geral, mas específico de cada contexto, as lógicas das políticas educativas relacionadas com a Ead, etc., antes mesmo de insistir na ideia (vinda de organismos nacionais e internacionais), esta contínua, mas pouco clara do meu ponto de vista, que a educação a distância tem a capacidade para atender às carências da grande maioria da população. Para Gutierrez (1994, p.153) "o risco será sempre o de voltar a velhos modelos, a soluções que no passado pouco ou nada acrescentaram".
Por outro lado, é  possível reconhecer, com Gomes (2006), que a formação a distância é por vezes a melhor ou a única possibilidade de criar condições de acesso à formação em determinadas temáticas ou para determinados sujeitos, contudo, exige dos formandos a capacidade de realizar trabalho autónomo e de auto-regularem as suas aprendizagens.

Referência:
Gutiérrez, Francisco & Prieto, Daniel (1994). A mediação pedagógica: educação a distância alternativa. Campinas, SP: Papirus (Educação internacional do instituto Paulo Freire).

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Seleção de tecnologias para uso educacional

Recorre-se ao modelo ACTIONS, de Tony Bates, para definir os critérios de avaliação da tecnologia educativa utilizada na educação a distância.




terça-feira, 3 de julho de 2012

Gerações de inovação tecnológica no ensino a distância

Segundo Garrison (1985) apud Gomes (2008, p. 183), o que caracteriza as gerações de inovação tecnológica ou os modelos de educação a distância é a articulação entre a evolução  das tecnologias de informação e comunicação e o desenvolvimento de diferentes abordagens  pedagógicas em ambientes de educação e de formação não presencial.
Seguem abaixo, em síntese, algumas características das gerações:
1ª Geração (a partir de) 1833: Ensino por correspondência
Tecnologia predominante de suporte à comunicação: correio postal.
2ª Geração (a partir de) 1970s: Tele-ensino
Tecnologia predominante de suporte à comunicação: telefone.
3ª Geração (a partir de) 1985: Multimédia interativo
Tecnologia predominante de suporte à comunicação: correio eletrónico.
4ª Geração ou geração de aprendizagem em rede (a partir de 1994): E-learning
Tecnologias predominantes de suporte à comunicação: correio eletrónico, fóruns eletrónicos, "chats", videoconferência, blogs, wikis...
5ª Geração (a partir de) 2004: Mobile-learning
Tecnologias predominantes de suporte à comunicação: correio eletrónico, fóruns eletrónicos, chats, videoconferência, Small message systems (SMS), Instant messangers (IM), podcasts...
6ª Geração: Avatares
Em 2003, a empresa Linden Research Inc. disponibiliza um serviço que intitulou de "Second Life", o qual nos oferece a possibilidade de construirmos personagens e mundos virtuais com existência na web, trata-se dos avatares, que possuem características humanas e sobre-humanas que lhes permitem, por exemplo, deslocarem-se por voo ou tele-transporte. No entanto, em contextos educacionais, ainda há poucos estudos sobre essa tecnologia, que poderá condicionar o ensino a distância para uma 6ª geração.


Referências:


Gomes (2008). Revista portuguesa de pedagogia, 42-2, pp. 181-202.

Ana Calas, Andreia Cunha & Kelly Mesquita (2012). Educação a distância: marcos temporais. (Trabalho apresentado como requisito de avaliação da UC: Educação a distância. Docente: Doutora Maria João Gomes).


Vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=Y5HGdARsbKQ

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O que é Educação/Ensino a distância?


As definições de educação a distância estão intrinsecamente ligadas aos contextos sociais e tecnológicos, às diferentes perspectivas dos seus autores no que concerne a concepção de educação, de ensino e de aprendizagem, e, ao reflexo do desenvolvimento das novas tecnologias na sociedade.

 "Educação a Distância é uma metodologia desenhada para aprendentes adultos, baseada no postulado que, estando dadas sua motivação para adquirir conhecimento e qualificações e a disponibilidade de materiais apropriados para aprender, eles estão aptos a terem êxito em um modo de auto-aprendizagem" (Trindade apud Belloni, 2001: p. 33).

Educação a distância implica: Separação professor/aluno; Disponibilidade de meios de comunicação técnicos e materiais; Autonomia do aprendente, Desenvolvimento da aprendizagem autodirigida.


Referência


Belloni, Maria Luiza (2001). Educação a Distância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados.